4 de agosto de 2010

No palco, os 100 anos de Adoniran Barbosa

Senac, Sesc e Dona Arte Produções preparam lançamento de peça que contará vida do maior sambista
Fonte: M&M Online - Renato Pezzotti
03 de Agosto de 2010 às 11:58
http://tiny.cc/rtpm9

"Nós viemos aqui pra beber ou pra conversar?". Com este bordão criado por Sérgio de Andrade, o Arapuã, Adoniran Barbosa se tornou um dos maiores garotos-propaganda de cerveja no Brasil. A campanha de três filmes para a Antarctica, criada pela Almap em 1972, elevou o "radialista" a um do mais conhecido nomes do samba paulista.

Alijado da criação dos comerciais, coube à Adoniram escrever o jingle - que também não foi utilizado nas produções. Assim, acabou sendo gravado em compacto lançado pela Fermata, ainda em 1972. Do lado B, um dos clássicos do repertório do cantor: Acende o Candeeiro. "O disco virou sucesso no cenário musical paulista e fez com que a imprensa celebrasse o retorno do maior pendão do samba de Piratininga", escreve Celso de Campos Jr., na biografia do sambista reeditada pela Editora Globo este ano. Ele ainda cantou jingles para as cigarrilhas Talvis, para o conhaque Palhinha e para o Unibanco. Seus últimos comerciais foram para a Volkswagen.

Se estivesse vivo, Adoniram comemoraria nesta sexta, 6, seu 100º aniversário. Para festejar a data, diversos projetos chegaram ao público: o portal www.adoniran.com.br, hospedado no UOL e com criação da agência Oople; o CD Adoniran 100 Anos, lançado pela Lua Music e um show, realizado em abril, no Ibirapuera, com patrocínio da Sabesp e participação de Arnaldo Antunes, Demônios da Garoa e Jair Rodrigues, entre outros, realizado pela Agência A.

No palco
Agora, às vésperas da data oficial de nascimento de Adoniran - 6 de agosto de 1910 - novas ações e eventos chegam ao mercado anunciante. Nesta semana, o Senac São Paulo se une às companhias Dona Arte e Ewald Produções para apresentar o projeto "Adoniran - o musical". O espetáculo, que deve estrear em abril, terá direção de Rubens Ewald Filho e contará, em seu elenco, com Eva Wilma e Tuca Andrada.

A parceria marca a estreia do Senac nos palcos: com o apoio educacional, alunos, professores e coordenadores serão os responsáveis por todo o processo de criação do espetáculo. "Pretendemos tirar o aluno de cursos como os de Moda e Arquitetura da sala de aula e colocarmos num contexto diferenciado, onde eles serão responsáveis pela cenografia e pelo figurino", explica Paulo Rezende, coordenador de eventos do Senac São Paulo. Clique aqui para ver a matéria de M&M Express.

"Levaremos as artes cênicas para dentro da sala de aula. A pesquisa e o desenvolvimento de cenário e figurino serão feitas pelos alunos. Cultura e educação precisam andar juntos", afirma Bia Venturini, diretora executiva da Dona Arte Produções. "Esse é o primeiro grande laboratório deste formato, mas é um relacionamento que abre portas e que pretende ser expandido", reforça Rezende.

Dos R$ 4,5 milhões de investimentos aprovados pela Lei Rouanet, cerca de 40% já foram contemplados com as parcerias com Sesc e Senac. "Com o aval do Senac, conseguiremos outras parcerias", espera Bia. Ela mesmo conta que estão em tratativas finais o acordo com o Sesc, que assinará a co-realização do espetáculo e cederá teatro, som, luz e uma pequena verba de manutenção.

E em papel
Também incentivado, o projeto Almanaque Adoniran continua em busca de patrocinadores. Dos mesmo criadores do Portal Adoniran, o almanaque será publicado pela Editora Aleph e compreende a edição de um livro comemorativo, onde as histórias do sambista serão recontadas por diversos ilustradores e escritores contemporâneos, com o objetivo principal de aproximar a vida e obra de Adoniran com as gerações atuais. Os destaques da biografia estarão em mapas, infográficos, ilustrações, fotos e quadrinhos, com distribuição em bibliotecas públicas.

www.cultcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs |