4 de agosto de 2010

ABTA projeta crescimento recorde na TV paga

Associação da TV por assinatura prevê expansão por conta da Copa do Mundo e do horário eleitoral gratuitoPara enviar essa notícia é preciso efetuar o login, Aqui.
Fonte: M&M Online - Sérgio Damasceno
03 de Agosto de 2010 às 16:17
http://tiny.cc/dlyyt

O presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Alexandre Annenberg, afirmou nesta terça-feira, 3, que o segmento deverá registrar este ano a maior expansão desde o nascimento do setor, há 21 anos, e encerrar o período com 9 milhões de assinantes. Se as projeções se confirmarem, será um crescimento de 20,8% da base em relação ao ano passado (7,4 milhões de assinantes).

Apenas no primeiro trimestre deste ano, a TV paga ampliou a base em 13,11% e terminou o mês de junho com 8,4 milhões de assinantes. No primeiro trimestre deste ano, o faturamento da TV paga foi de R$ 2,7 bilhões e, no ano passado, de R$ 10,7 bilhões. Annenberg estima que 10% dessa receita veem da publicidade.

Anneberg diz que a aceleração do primeiro semestre deste ano aconteceu sobretudo em função da Copa do Mundo, que costuma atrair novos assinantes para a TV paga. Neste segundo semestre, em menores proporções, o horário eleitoral gratuito deve trazer novos usuários para o setor. "São telespectadores que querem fugir do horário eleitoral", afirma o presidente da ABTA.

Se os indicadores da TV paga são positivos, a legislação do setor continua emperrada: as últimas outorgas para TV por assinatura via cabo e por MMDS (micro-ondas) aconteceram em outubro de 2000. Há dez anos, portanto, a TV a cabo está limitada a 250 municípios brasileiros. Para o DTH (satélite), no entanto, que cobre os 5.564 municípios brasileiros, nos últimos dois anos foram concedidas oito novas licenças. O presidente da ABTA argumenta que essas limitações e a legislação - que impede a entrada das operadoras de telefonia no mercado de TV paga em suas áreas de concessão e restringem a atuação de empresas com capital estrangeiro - são fatores que emperram o desenvolvimento da TV por assinatura no Brasil. "É o único serviço de telecomunicações que impõe limitações ao capital estrangeiro", observa.

Na próxima semana, entre os dias 10 a 12 de agosto, a entidade que reúne a TV paga no Brasil realiza a ABTA 2010, que é o maior evento de TV por assinatura, banda larga e serviços convergentes da América Latina - triple e quadruple play. Entre os participantes da feira, estão confirmados, como palestrantes, executivos como Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo, Carlos Kirjner, brasileiro que participou da formulação do plano de universalização de banda larga do governo de Barack Obama, dos EUA, e Alex Dias, diretor geral do Google Brasil. O evento acontece em São Paulo.

www.cultcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs |