14 de julho de 2010

Janelas de prédio mostram previsão do tempo

Pequena empresa de arquitetura desenvolve projeto interessante.
A empresa de design e arquitetura Lab[au] transformou o prédio Dexia Tower na cidade de Bruxelas, na Bélgica, numa instalação que apresenta a previsão do tempo para o dia seguinte usando luzes. As projeções nas janelas usam cores e padrões geométricos diferentes para fazer a ilustração da variação de temperatura, precipitação e velocidade do vento.
Para talo, cada uma das seis mil janelas do edifício foram equipadas com 12 luzes LED, elas são refletidas nas cortinas fechadas durante a noite, isso faz com que toda a janela seja iluminada. A temperatura apresentada baseada na média mensal e com uma cor diferente para acréscimo ou decréscimo de temperatura. Se não houver variação, por exemplo, as janelas brilham na cor verde. De acordo com a queda da temperatura, as luzes vão mudando para cores frias: passa pelo azul até variações de roxo. Caso haja aumento, as janelas passam pelo amarelo e alaranjado até atingir um forte vermelho.
Fundada em 1997 e baseada em Bruxelas, a Lab[au] é uma pequena empresa que desenvolve projetos arquitetônicos. Os arquitetos responsáveis são: Manuel Abendroth, Jerome Decock, Alexandre Plennevaux e Els Vermang, a empresa trabalha em colaboração com designers e artistas para criar seus projetos. Desde 2003, os quatro sócios também dirigem uma galeria de design digital chamada MediaRuimte no centro de Bruxelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs |